Teatro filosófico
“Da tragédia grega à filosofia moderna, é toda uma doutrina do juízo que se elabora e se desenvolve. O que é trágico é menos a ação que o julgamento, e a tragédia grega instaura desde o início um tribunal.”
(Gilles Deleuze)

Esse Portal dedicado ao Teatro Filosófico tem por objetivo desenvolver um pensamento da diferença, um pensamento capaz de libertar a diferença do jogo das contradições, da dialética e da negação, como nos adianta Michel Foucault. Um pensamento que dê conta da multiplicidade, da divergência, em sua positividade. Um pensamento fora da lógica perversa ditada pelo hilemorfismo, prisioneira das aporias dadas pelos princípios da indução e da dedução. Um pensamento, portanto, que se mova sob o princípio da transdução, como nos aponta Gilbert Simondon. Um pensamento distante da Representação e que se atenha ao papel do Duplo e do Sentido na constituição do real; um pensamento fora do Tribunal da Razão, portanto.
Diante disso, esse espaço estará destinado ao encaminhamento de questões fora do âmbito academicista, voltando-se para as conexões possíveis entre os vários campos do saber – a Filosofia, as Ciências e as Artes – capazes, com isso, de apontar novas perspectiva de estabelecimento do real.